O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (3) que o comandante iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque aéreo dos EUA, estava planejando matar muitos norte-americanos. "O general Qassem Soleimani matou ou feriu gravemente milhares de americanos durante um longo perÃodo de tempo, e estava planejando matar muitos mais", escreveu Trump em um tuÃte.
O Irã prometeu vingança severa após o ataque. Soleimani era um general considerado a segunda figura mais poderosa do Irã, depois apenas do lÃder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
Além do general, pelo menos outras nove pessoas teriam sido mortas durante o ataque, incluindo o comandante da principal milÃcia do Iraque, Abu Mahdi al-Muhandis, conselheiro de Soleimani.
O pentágono confirmou que o ataque aconteceu "sob ordens do presidente" Donald Trump. "Os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani", diz a nota.
O ataque noturno dos EUA, autorizado pelo presidente Donald Trump, marcou uma escalada dramática em uma disputa no Oriente Médio entre o Irã e os Estados Unidos e seus aliados, principalmente Israel e Arábia Saudita.
0 Comentários