Ticker

6/recent/ticker-posts

Provas do 1º dia abordam liberdade de expressão, bullying e violência.



O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 3, trouxe as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Entre os principais tópicos levantados pelo exame estavam bullying, liberdade de expressão e violência contra a mulher. A redação abordou o tema ‘Democratização do acesso ao cinema’.

Ao longo da prova, que durou mais de cinco horas, uma das questões fazia menção a uma campanha do Ministério Público de Pernambuco chamada “Palavras têm poder”, abordando que a liberdade de expressão não pode ser usada para caluniar ou difamar terceiros.

No Rio Grande do Norte, mais de 119 mil candidatos estavam inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, mais de 3,2 mil salas foram preparadas para o primeiro dia de provas.

O tema da redação do Enem teve como tema a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, divulgou o tema às 13h59 deste domingo, 3 de novembro.

O texto, dissertativo-argumentativo, é parte da prova aplicada neste primeiro domingo de exame, que teve início às 13h30. Também foram cobradas as questões de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias. As provas foram encerradas às 19h.

Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio serão divulgados no dia 13 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). No dia 10, fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

Durante a tarde, o Ministério da Educação divulgou informações sobre uma suspeita de vazamento de uma imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, uma foto da prova foi publicada na internet, provavelmente publicada em Pernambuco, e circula nas redes sociais.

Em nota, o Inep confirmou que a imagem é real, mas afirmou que ela foi divulgada após a realização dos procedimentos de segurança, quando os estudantes já estavam todos nas salas de aplicação. Portanto, não haverá prejuízo aos participantes.

“Todos os procedimentos de segurança já haviam sido realizados, a prova já havia sido distribuída para todo mundo e alguém titou uma foto e colocou nas redes. Isso não compromete em nada tudo, segue normal”, disse o ministro.

Pelas regras do exame, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos no local de aplicação do Enem, como celulares. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos que cada candidato recebe. O uso desses objetos leva à eliminação do candidato.

Ainda de acordo com o Inep, cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, foram registrados 1,2 milhão de faltosos, e isso representa 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o segundo dia de aplicação, no domingo, 10.

Agora RN
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários