O chefe de gabinete do prefeito Alan Silveira, Luciano Moura, seria eleito prefeito de Apodi-RN se as eleições fossem hoje. A revelação é da pesquisa MOSSORÓ NEWS/Sensatus, realizada no período de 13 a 14 de julho deste ano. A coleta teve como alvo a análise da percepção do eleitorado de Apodi sobre o ambiente político e administrativo do município.
De acordo com a sondagem, na pergunta estimulada, quando são apresentados os principais nomes cogitados como pré-candidato a prefeito, Luciano Moura aparece com 36,5%, enquanto o sindicalista Agnaldo Fernandes vem em segundo lugar com 18,7%. Já o empresário Gyliard Oliveira estaria com 12,9% e o empresário Humberto Filho com 6,6 pontos percentuais. 17,4% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder, e 7,9% afirmaram que anulariam o voto ou votariam em branco.
Na pergunta espontânea, quando não são citados nenhum dos possíveis nomes, Luciano também é lembrado em primeiro lugar. Ele alcança 14,7%, Agnaldo 5,5%. Gyliard, 4,4% e Humberto Filho, 1,5%. Nessa pesquisa, Sabino surge com 0,2% das intenções de voto, igual percentual aos que disseram votar no candidato do PT, e 48% não souberam responder. Os que votariam em branco, anulariam o voto ou que não pretendiam votar em nenhum candidato alcançaram o patamar de 12,9%.
Dados da pesquisa
Foram entrevistados 652 eleitores, sendo 326 na zona urbana e 326 na zona rural, distribuídos em 51,6% do sexo feminino e 48,4% do sexo masculino. Foram utilizados dados do IBGE para proporcionalização urbana x rural e TSE (junho de 2023) para sexo, idade e grau de instrução. A margem de erro do levantamento do Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria LTDA é de 3,9%, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%.
Mais de 70% da população aprova administração do prefeito Alan Silveira
18,9% disseram desaprovar e 9,4% não opinaram.
Já em relação ao governo Fátima Bezerra, 48,6% disseram reprovar, enquanto 41,4% afirmaram que aprovam. Outros 10,0% preferiram não opinar.
Enquanto isso, o governo do presidente Lula é aprovado por 82,2% dos apodienses, enquanto somente 11,6% desaprovam e 6,2% não opinaram.
Fonte: Mossoró News
0 Comentários