Ticker

6/recent/ticker-posts

De Guimarães em Portugual, para o Sítio Brejo.


O Coronel Carlos de Azeredo do Vale era natural de Guimarães, Portugal, filho do Desembargador Carlos de Azeredo Leite, falecido em 17 de setembro de 1716 em Quintião, Bispado de Viseu, Portugal. Sua mãe era Maria Luíza Pereira de Carvalho. 

Carlos de Azeredo Vale veio para o Brasil mais especificamente para o Rio Grande do Norte, nessa província foi dono de varias sesmaria, aqui chegando o senhor Carlos de Azeredo do Vale, contraiu matrimônio com Isabel de Barros de Oliveira, filha de Mariana da Costa Travassos, e João de Barros Oliveira. 

O casal Carlos de Azeredo do Vale e a senhora Isabel de Barros de Oliveira tiveram os seguintes filhos: 

1° Mariana da Costa Travassos essa herdou o nome da sua avó;
2° Angelica de Azevedo Leite; 
3° Cap. Manoel da Costa Travassos, um dos filhos de Carlos de Azeredo do Vale, que era O Cap- Manoel da costa Travassos residia em Assu/RN e casou com a senhora Leandra Martins de Macedo, sendo ela filha do Cap. João Marinho de Carvalho e Ana Martins de Macedo. 

O casal Manoel da Costa Travassos e Leandra Martins de Macedo Tiveram um filho, sendo esse o Tenente Manoel João de Oliveira. Com passar dos anos o Tenente Manoel João de Oliveira passou a residir na Ribeira do Apodi, mais especificamente no Sitio Brejo do Apodi, hoje atual Brejo de Felipe Guerra/RN. 

Manoel João de Oliveira chegou a essas paragem por volta de 1768 e edificou a primeira casa no Sítio Brejo no ano de 1769, por esse motivo Manoel João de oliveira é considerado pelos os historiadores como o fundador do município de Felipe Guerra/RN. 

O Tenente Manoel João de Oliveira era um cidadão de elevado prestígio em toda província do Rio Grande do Norte, chegando a ocupar o cargo de Procurador na Vila de Portalegre/RN. O Tenente Manoel João de Oliveira Casou com a jovem Antônia Maria de Jesus Fernandes Pimenta, sendo ela filha do Cap. José Fernandes Pimenta e Josefa Maria da Conceição, esse casal residia na época na fazenda Sabe- Muito, na vila de Caraúbas RN. 

O Casal Manoel João de Oliveira e Antônia Maria de Jesus Fernandes Pimenta que na época residia no Brejo do Apodi tiveram vários filhos; mais destaco três deles 

1° Isabel Maria de Barros essa casou com senhor João de Freitas Lira; 
2° segunda filha Joaquina Mariana de Jesus Oliveira, essa casou com Cap. Vicente Ferreira Pinto 
3° filho é o Ten-Cel. Antônio Francisco de Oliveira nascido no Sitio no Brejo em 10 de Dezembro de 1784, foi casado em primeira nupcia com a senhora Mafalda Gomes de Freitas. 

O casal teve os seguintes filhos Manoel Antônio de Oliveira; Francisca Romana de Oliveira; Maria Mafalda de Oliveira; Bento Antônio de Oliveira, Cap.; Aderaldo Francisco de Oliveira; Ana Mafalda de Oliveira; Benvenuto Praxedes de Oliveira, Ten-Cel; Luiz Francisco de Oliveira; Vicente Benevides de Oliveira e Gonzaga de Oliveira. 

O Ten-Cel. Antônio Francisco de Oliveira casou pela segunda vez com Quitéria Gurgel do Amara natural do Aracati/CE, filha de Jose Gurgel do Amaral e Quitéria Ferreira de Barros. O casal Antônio Francisco de Oliveira e Quitéria Gurgel do Amaral tiveram os seguintes filhos; Cel Francisco Gurgel de Oliveira, Raimundo Gurgel de Oliveira, Maria Idalina de Oliveira, Caetana Jesumira Gurgel de Oliveira, Maria das Mercês Gurgel de Oliveira, Baronesa do Assú, Quitéria Gurgel de Oliveira e Caetana Jesumira Gurgel de Oliveira. 

Caetana Jesumira Gurgel de Oliveira Casou com seu Tio Tibúrcio Gurgel do Amaral, casamento realizado em Caraúbas em 24 de novembro de 1868 as 17 horas na igreja de São Sebastião, Tibúrcio Gurgel do Amaral e Caetana Jesumira Gurgel de Oliveira passaram a viver no Sitio Brejo, e tiveram os seguintes filhos: Antonio Gurgel do Amara, Maria Gesumira Gurgel de Oliveira, Quiteria Gurgel do Amaral, Clotilde Gurgel do Amaral, Tilon Gurgel do Amaral, Filomena Gurgel do Amaral, Caetana Gurgel do Amaral, Maria Gurgel do Amaral, Alcides Gurgel do Amaral, Tiburcio Gurgel Filho, Fausto Gurgel do Amaral.

Por Geraldo Fernandes
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários