Ticker

6/recent/ticker-posts

Do Sitio Boqueirão ao Governo de Minas Gerais.


O município de Felipe Guerra tem como seu primeiro fundador o Tenente Manoel João de Oliveira, natural de Assú (RN), filho de Manoel da Costa Travosos e Leandra Martins de Macedo. Ao chegar nessa paragem edificou a primeira casa no sítio Brejo do Apodi por volta de 1769. Manoel João de Oliveira Era casada com Antônia Maria de Jesus com quem teve vários filhos. Entre eles Joaquina Mariana de Jesus, nascida por volta de 1772 no Sitio Boqueirão do Brejo do Apodi.

Joaquina Mariana de Jesus casou com o Cap.Vicente Ferreira Pinto natural do Apodi, teve vários filhos, mais destaco um de seus filhos: o Senhor José Francisco Ferreira Pinto. Esse por sua vez saiu do Apodi e se casou com a senhora Maria Laurinda Magalhães. Cujo consocio lhe rendeu um filho de nome José Caetano de Magalhães Pinto, José Caetano de Magalhães Pinto era o pai de José de Magalhães Pinto, nascido em 28 de junho de 1909. 

José de Magalhães Pinto foi o Fundador da UDN, foi eleito Deputado Federal em 1945 e após participar da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1946, pediu licença para assumir a Secretaria de Finanças no Governo Milton Campos e após deixar o cargo foi reeleito em 1950, 1954 e 1958 elegendo-se Presidente Nacional da UDN. 

Em 1960 foi eleito governador de Minas Gerais ao derrotar Tancredo Neves, candidato do PSD. Em 1970 foi eleito Senador, sendo escolhido presidente do Senado Federal em 1975 e em 1978 foi eleito Deputado Federal. O ilustre político com suas raízes no Sitio Boqueirão de Felipe Guerra RN, Faleceu no Rio de Janeiro em 06 de Março de 1996.


Texto Historiador e pesquisador Geraldo Francisco das Chagas

Fonte: Primeiro Cartório de Apodi

Fonte: Geni Genealogia 
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários