No Dia Mundial de Combate ao Câncer, neste 04 de fevereiro, o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) aproveitou o retorno aos trabalhos na Câmara dos Deputados para pedir o apoio dos colegas parlamentares ao Projeto de Lei 5601/2019 que dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece o prazo para realização de exames laboratoriais e de imagem.
“A nossa ideia ao propor esse PL é garantir ao paciente diagnosticado com neoplasia maligna que seja assegurada a realização de exames laboratoriais e de imagem, em até 30 (trinta) dias, contados da solicitação do médico, para fins de estadiamento, ou seja, o processo para determinar a extensão da neoplasia maligna presente no corpo de uma pessoa e onde está localizado, de forma que o médico possa identificar o avanço da doença, de modo a planejar o tratamento e a determinar o prognóstico”, destacou o deputado.
Ainda em seu discurso, Fábio Faria chamou atenção para os número do câncer, uma das doenças que mais desafia os sistemas de saúde no Brasil e no mundo.
“De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), surgiram no país 1,2 milhão de novos casos da doença em 2018 e 2019. Só este ano, a estimativa é de 582 mil novos casos”, alertou.
O PL pretende reduzir os atrasos nos exames essenciais aos pacientes, que têm como consequência o início tardio do tratamento, o que ocorre em quase 80% dos pacientes no Brasil, o que diminui, consideravelmente, as chances de sucesso.
0 Comentários